Menu

terça-feira, 24 de julho de 2012

O Guardião - Trilogia Cidade das Sombras #1 - Daniel Polansky (Resenha #78)

Páginas: 448
Capa: ★★★
História: ★★
Skoob 

Sinopse: Hoje, quando você sair à procura de Yancey, o Rimador, e tiver de abrir caminho em meio às prostitutas, aos valentões e aos viciados loucos por mais um dia de cheirada ou um trago, você irá se deparar com o corpo de uma criança. O cadáver exala um odor que não é dele, um cheiro que recende a magia e a um lugar, se Sakra quiser, para o qual você jamais irá querer voltar. Não fique tempo demais de bobeira perto do corpo; os gélidos vão querer saber o que você fez e o que há na sua bolsa. E quando eles te pegarem, é para a Casa Negra que você irá, onde o Comandante fará uma oferta que você não terá como recusar. Bem-vindo a um mundo como nenhum outro, com uma linguagem estranha e rica e uma violência tão sombria quanto o mais negro dos noires.

Quando vi o release do livro fiquei bem empolgada para ler, pois parecia um livro bem fantasioso, cheio de ação e detalhes sórdidos rs. E como eu estava querendo uma leitura diferente, solicitei com a Geração Editorial, que o enviou super rápido. O livro nos mostra O Guardião, em nenhum momento seu nome é citado, mas isso não é problema nenhum. Ele vivia em uma pousada, situada na Cidade Baixa, uma cidade, pobre, cheia de crimes, ladrões, prostitutas, viciados... O Guardião agora trabalha sozinho distribuindo algumas coisas ilícitas, mesmo assim, ele combate o crime sempre quando preciso. Um homem taciturno, que detêm o respeito ou medo das pessoas. Ele por ter trabalhado para a Casa Negra, uma espécie de "delegacia". Lá ele era muito bom no que fazia e fez raros amigos e muitos inimigos, antes de ser destituído de seu cargo. Após o assassinato de algumas crianças, ele passa a tentar descobrir que está por trás disso e o porquê?

O personagem é um antagonista, ele favorece parcialmente o crime ao vender seus narcóticos e ao mesmo tempo luta contra alguns outros crimes. É um novo gênero literário, ficção noir, mistura fantasia, magia e thriller policial. O porquê do Guardião ter sido afastado do cargo isso não ficou bem claro para mim. Como a investigação no dia a dia era bem detalhada, achei que o desfecho do porquê das crianças serem mortas, poderia ter sido mais explorado, já que tinha uma carga de magia envolvida, poderia ter enriquecido mais o final. Gostei de alguns personagens secundários, como o Adolphus. O trabalho visual do livro está muito bom, mas há alguns erros na diagramação, nada que atrapalhe também. Há muitos conceitos novos inseridos pelo autor, principalmente sobre outras raças. Não achei a história tão sombria e violenta quanto a sinopse diz, sem dúvida a narrativa é rica em detalhes, além de bem articulada. Este é o primeiro da  trilogia Cidade das Sombras, estréia do autor Daniel Polansky.


Minha ausência estes últimos dias foi devido a uma gripe, estava entrando pouco, mas já estou bem.
Quem comentar na resenha, concorre a 3 marcadores da editora ok, é só deixar um contato.

Beijos!

24 comentários:

  1. Oi Effy!!

    Senti sua falta por aqui, que bom que já está melhor!! =)

    Esse livro parece ser muito bom!!! Amei a capa, rs, até reparar no detalhe do braço caído e da arma com sangue!! hahaha... Aí fiquei com um pouco de medo!! hehe

    Mas fiquei feliz por você ter dito que a história não é tão sombria e violenta quanto aparenta, acho que conseguiria ler o livro. Apesar do final poder ser mais rico e de algumas coisas não muito bem explicadas, me parece que você gostou, né?

    Beijo!

    Ju
    entrepalcoselivros@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. caramba Effy, essa capa é linda e sinistra. XD
    A sinopse também é de colocar um medinho... hahaha.
    Eu curto livros com investigação... esse ainda vem acrescido de magia. Deve ser bem legal ler. Um mocinho que não é bonzinho. Faz justiça no que acha errado... ele tem caráter ao menos... =D
    Por que raios matam criancnhas? Crime covardíssimo. Já não se deve dar uma de Deus, qt mais com crianças. tcs, tcs.
    Saudades de vc... bom saber que está melhor da gripe... sei como é pq tb me derrubou... hahaha
    Boa semana para você!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A demente aqui esqueceu o contato. XD
      Twitter: @dcgasouza

      Excluir
  3. Flor, esse livro parece ser muito bom! Eu adorei a capa e a ideia central da trama também. Estou louca pela trilogia, depois da sua resenha. Gripe sempre é ruim,né? Ainda bem que já está melhor!^^
    Quero concorrer aos marcadores.
    Twitter: @palomaviricio
    Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Nossa não conhecia esse livro, confesso que achei a capa bonita e a sinopse me deixou super interessada. Pena que o livro não é tão sombrio e violento quando a sinopse dá a entender, mas mesmo assim pretendo lê-lo, parece ser bem interessante. Adorei a sua sinceridade, e a resenha ficou ótima:)

    Beijos&beijos
    Book is life
    @blogbookislife

    ResponderExcluir
  5. Ei Gil, que história diferente, gostei da proposta do livro. não tinha visto nada sobre ele ainda, mas pelo visto é uma história boa, que pode ser melhor trabalhada, talvez, mas que agradou. Espero ter oportunidade de ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Confesso que gostei da capa, mas não curti muito a história e tal... Prefiro livros de drama, claro que também leio ficção, mas não é um dos gêneros favoritos.
    Que bom que você está melhor! :)

    Junior Alves
    junioralvesneto@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Oi baiana!
    Se gripou é?Que droga,espero que esteja melhor.
    Eu gostei de tudo capa e enredo,esse livro já estava na minha lista,mas vi que deste 3 estrelas para ele.preciso ler para tirar minhas conclusões.
    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Bom, leria pela capa com certeza, e a história tem um enredo bom :)
    Melhoras *--*

    Beijinhos :)
    aritmeticadasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Ei, você assiste skins? Por causa de Effy, bom, só uma pergunta *u*

    Beijos!
    http://meianoiteequinze.tk

    ResponderExcluir
  10. Oieee

    retribuindo sua visitinha, tenho certeza de que vc vai adorar o Batman, ele é um tipo de herói bem enigmático #eugosto

    Bom...

    bjokassss

    *Obs: acho que vou procurar esse livro do Guardião para ler!!

    Lanny
    http://www.leituraeoutrostantos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Effy!
    Gripe é foda neh? Vc já está melhor?
    Adorei essa capa (eu e minhas paixões por capas sombrias rs)
    Gostei bastante da mistura de fantasia e mistério policial! Nunca li nada nesse gênero, acho q deve ser bem interessante ;)
    Não temos um nome pro protagonista? Isso me deixaria bem curiosa rs Com certeza é um livro q quero ler!

    Bom se vc gosta de romance, vai gostar de "O Casamento"
    Pois é esses nossos príncipes (lesados) encantados deveriam comprar um GPS e nos encontrar logo! kkkkkk

    Tem resenha nova lá no blog, quer ler?
    http://falleninme.blogspot.com/ Desde já obrigada!

    -PatyScarcella

    ResponderExcluir
  12. que interessante :) parece ser um "mundo literário" bem legal e a capa tá ótima!

    ResponderExcluir
  13. Esse livro parece ter uma estória muito boa e eu também achei a capa linda, com certeza é um livro que eu leria porque eu gosto de narrativas ricas em detalhes.
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Já tinha visto esse livro em caixinha de correios, só que não me lembrou em qual blog foi, enfim...Adorei a capa, muito bonita, a resenha + a sinopse ativou o botão "Curiosidade", parece ser um BOM livro e ainda mais com a narrativa detalhada, eu gosto muito, a não que sejam demais os detalhes, pq ai eu me irrito :D
    Beijos
    Bruna-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  15. Oi Effy!
    Já tinha visto sobre este livro em outros blogs mas ele nunca me chamou tanto a atenção. Não é nem pelo gênero, já que adoro ação, thriller e tudo o que o envolve, mas tenho essa sensação de que o livro é um pouco cansativo sabe?
    Uma pena que o livro não seja tudo o que a sinopse diz também.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Já li algumas resenhas positivas desse livro
    E ele realmente parece ser muito bom

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Gil!
    Não conhecia o livro e achei essa capa LINDA! A sinopse também me chamou atenção, adoro livros de aventura, com um toque de mistério. Eu me empolgo e quando vejo já estou terminando. rsrsrs
    Parabéns pela resenha :)
    Beijos ;*
    http://coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Hey!
    Vi esse livro numa caixa correio de um outro blog e me interessei muito por ele, esse novo gênero literário tem tudo pra me agradar, mesmo thriller não sendo um gênero que me atrai muito, fantasia e magia me interessam. Quero sim ler esse livro, mas não vou colocar em minhas prioridades por agora :|

    Espero ganhar os marcadores *O*
    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. O livro parece bem interessante, todos esse gêneros misturados deve dar algo bem legal! Só é uma pena que tenha algumas coisas que não foram tão bem desenvolvidas!

    ResponderExcluir
  20. Oi queri,
    Infelizmente esse livro não me empolgou muito não talvez por ter todo o ar de cena policial e eu não gostar tanto de coisas assim...rssr
    Bjksss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. OI Efy!

    O livro me chamou atenção desde o início. Gostei da proposta do enredo. Estou com ele em minha estante, mas ainda não conferi. Problemas com a faculdade+ doença+ compromissos da faculdade me impediram. Espero estar um pouco mais livre semana q vem e voltar a minha rotina de leitura.

    Espero confirmar minhas boas expectativas. =)


    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  22. Olá Effy, gostei da resenha porém não me envolveu muito, a capa é bem legal porém estranha rsrs... mesmo assim a sua resenha foi muito bom adorei, parabéns.

    ResponderExcluir
  23. Oi.
    Bom eu gostei da sua resenha.
    Comprei o livro a duas semanas, mas li uma resenha negativa sobre o livro e não gostei muito ( confesso que pensei em trocar ), agora lendo sua resenha , me fez ver que mesmo sendo um traficante de drogas (rsrs) parece ser uma história interessante.
    Estou terminando de ler Além da Vida e vou ler O Guardião assim que terminar.
    Obrigada pela resenha.
    E Ah! Estou participando da sua promoção.
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar no Ensaios de uma Leitura!
Volte Sempre!

Bjkas ^_^