Menu

sábado, 24 de maio de 2014

Colin Fischer - Ashley Edward Miller, Zack Stentz (Resenha #142)


Páginas: 177
Editora: Novo Conceito
Capa: ★★
História:  

Resolvendo o crime. Uma expressão facial por vez. O ano letivo de Colin Fischer acabou de começar. Ele tem cartões de memorização com expressões faciais legendadas, um desconcertante conhecimento sobre genética e cinema clássico e um caderno surrado e cheio de orelhas, que usa para registrar suas experiências com a MUITO INTERESSANTE população local. Quando um revólver dispara na cantina, interrompendo a festinha de aniversário de uma das garotas, Colin é o único que pode investigar o caso. Está em suas mãos provar que não foi Wayne Connelly, justamente aquele que mais o atormenta, que trouxe a arma para a escola. Afinal de contas, a arma estava suja de glacê, e Wayne não estava com os dedos sujos de glacê…




O livro retrata a vida de Colin, ele tem 14 anos, tem Asperger (é frequentemente considerada uma forma altamente funcional de autismo. Pode levar à dificuldade de interagir socialmente, comportamentos repetitivos e falta de jeito. Fonte) e constantemente sofre bulling na escola. Ele estuda em uma escola comum, tirando Melissa, todos o tratam com piadas, deboches, mas ele é do tipo que não liga. Colin é muito inteligente, só não tem um bom relacionamento  no social. E quando a festa de Melissa é interrompida por um tiro, ele resolve descobrir o culpado e esta experiência será algo que ele nunca imaginaria.

O Colin é um personagem especial, não pela sua deficiência, mas por ser quem ele é, é inteligente, esperto, ingênuo e direto, fala o que vem a mente e metáforas são algo a analisar. Gostei da Melissa, mas queria saber um pouco dela, principalmente no fim. O professor de educação física, foi outro personagem que gostei. No geral, personagens bem construídos, mostrando como o diferente pode trazer rejeições e preconceitos, pois eram poucos os que tentavam entender o Colin. A narrativa é de fácil compreensão, rápida, o enredo foi bem interessante, acompanhar o Colin, como ele não se deixava abater pelos insultos. A capa condiz perfeitamente com a história. Apesar de ler a sinopse, ainda não sabia o que esperar da história, mas tive uma grata surpresa.

Onde Comprar: Fnac / Travessa / Saraiva



Alguém já leu? Vai ler?
Beijos tuk tuk tuk :*

Um comentário:

  1. Oi Effy,
    Personagens masculinos inteligentes são bem legais de acompanhar e no caso do Colin deve ser ainda melhor por ele mostrar que está além do preconceito que gera bullying.
    Esse tiro no meio de uma festa deve ter gerado muita curiosidade para ele decidir investigar, espero que ele não acabe em problemas.
    Imagino que você sentiu falta por ele ser curtinho, acredito que a trama merecia umas páginas a mais.

    Minha Velha estante
    Leitura Nossa de Cada Dia

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar no Ensaios de uma Leitura!
Volte Sempre!

Bjkas ^_^