Menu

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Resenha: A Culpa é das Estrelas - John Green (Resenha #185) \\ Livro Originou o filme #16


Páginas: 288
Editora:  Intrinseca
Capa: 
História:  
SKOOB

SINOPSE:
Hazel foi diagnosticada com câncer aos treze anos e agora, aos dezesseis, sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões. Ela sabe que sua doença é terminal e passa os dias vendo tevê e lendo Uma aflição imperial, livro cujo autor deixou muitas perguntas sem resposta. Essa era sua rotina até ela conhecer Augustus Waters, um jovem de dezessete anos que perdeu uma perna devido a um osteosarcoma, em um Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Como Hazel, Gus é inteligente, tem senso de humor e gosta de ironizar os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas. Com a ajuda de uma instituição que se dedica a realizar o último desejo de crianças doentes, eles embarcam para Amsterdã para procurar Peter Van Houten, o autor de Uma aflição imperial, em busca das respostas que desejam. 




Um livro do gênero “sick-lit” contando dramas mais reais como as doenças, que vem agradando bastante os leitores e depois de A Culpa é das Estrelas(ACEDE), muitos outros vem sendo lançado. Hazel Grace é uma garota autêntica e sarcástica, mas mesmo com câncer não se deixa esmorecer, assim ela é forçada a frequentar um grupo de apoio por seus pais e logo conhece Augustus(Gus, lindo, querido, amor de pessoa), ele também tinha câncer, mas amputou sua perna para que a doença não se espalhasse. Entre Hazel e Gus surge uma simpatia e paixão, na tentativa de viverem suas vidas de superar e continuar seguindo. Eles vão se conhecendo cada vez mais e a cada novo dia um novo medo pelo amanhã, afinal como a Hazel fala, ela é “uma bomba relógio”. Ao viajarem para Holanda, já que Hazel é fã de um autor de lá, logo da paixão vai nascendo o amor e ambos já estão tão envolvidos, que a dor de um é a dor dos dois. A viajem para ambos foi ótimas, eles se descobrem juntos, mas nem tudo é perfeito e a vida os chama para a realidade.

Eu sempre quis ler “Quem é você Alaska” do Jhon Green, mas acabei lendo ACEDE primeiro, já que iria estreiar o filme(sim, eu deixei a resenha no rascunho e esqueci, #lerdinha). Jhon foi mestre em inserir diversos sentimentos no livro, além do amor, amizade e devoção dos pais da Hazel, o medo, frustração também fazem parte da narrativa e nós leitores somos jogados de um ao outro ao extremo, pois é inevitável não se emocionar com a história. Os personagens são tão reais, o amor que os governa mesmo na incerteza e o Jhon o que ele faz? Faz-nos acreditar em algo, para depois soltar a bomba em nossas mãos e nos deixar aturdidos. Se eu chorei? não, por milagre, mas o nó na garganta era presente. O livro é fino em tamanho e grande no enredo, pois parece que vivemos uma vida e acho que vivemos, afinal ao chegar as últimas páginas estamos próximos dos personagens e desejando que tudo termine bem da melhor forma possível.

Sei que praticamente todos já leram, mas essas são as minhas impressões sobre o livro e me juntar aos milhões que já leram.





FILME

Foi muito falado, esperado e claro assim que terminei a leitura corri pra ler. Gostei da atuação dos atores, gostei de trazer para a "realidade" a minha imaginação. O cenário ficou muito bom, principalmente no que diz respeito a cenas da Holanda (quem não ficou com vontade de partir para lá? MEE!!). O filme segue o roteiro do livro e eu gostei, foi bom ver a química dos atores. Também não chorei no filme, mas foi por pouco, pois com a cena final, os olhos ficaram molhados. Que venha mais filmes do JG e que sejam bem feitos e atuados!

Trailer:







Um comentário:

  1. Olá Effy, tudo bem?
    Eu ainda não senti vontade de ler ou de assistir ao filme, mas nunca se sabe... Não sou muito chegada ao gênero e depois que minha filha leu e não curtiu muito fiquei desmotivada. Que bom que pra você o livro funcionou bem e te proporcionou uma boa leitura.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar no Ensaios de uma Leitura!
Volte Sempre!

Bjkas ^_^